BADMINTON FEDERAÇÃO PARANAENSE
abril 2024
dstqqss
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829301234
567891011

Fundamentos


Empunhadura ( forehand )

- em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. Isso pode não parecer natural, mas com paciência e prática se tornará um hábito.


Empunhadura ( backhand )

- permita que a mão vire ligeiramente, colocando o dedão contra as costas do punho da raquete. Nos golpes de backhand a peteca deve entrar em contato com o lado oposto da cabeça da raquete

Segurando a raquete - a raquete sempre deve ser segurada de forma a manter o pulso e o braço esticados e tencionados. Isso é particularmente importante quando sacando baixo e em lances próximos à rede. Posição da raquete - mantenha a cabeça da raquete bem para cima e pronta para qualquer tipo de golpe. Pulso - um pulso firme é usado no tênis, mas não no badminton. Mantenha o pulso solto para conseguir melhor desempenho nos golpes


Alcance

- a maioria dos golpes no badminton usa toda extensão do braço para alcançar a peteca. Trabalho de pernas - é o mais importante fator para posicionar o corpo de forma a dar um golpe correto. Golpes de forehand e backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Todos os golpes altos de forehand devem ser feitos com o pé esquerdo à frente. Os golpes altos de backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Rapidez de movimentos, como se virar, são mais importantes do que correria. Passos curtos são melhores do que 'corridinhas'. Evite golpear tendo os dois pés virados na direção da rede. Dissimulação - Em todos os golpes é fundamental que o jogador disfarce qual será a proxima jogada a ser realizada, executando um mesmo movimento para os mais variados golpes sempre que possível. Assim, o adversário nunca saberá, de antemão, qual será o próximo golpe usado!

 

Clear

O clear é um golpe defensivo básico do badminton. Deve ser alto e profundo. Alto para evitar uma interceptação precoce, dando mais tempo para o jogador se reposicionar em quadra e, profundo, para dificultar a resposta do adversário.

Para acertar um clear defensivo, o jogador deve golpear a peteca quando esta estiver alta e um pouco a frente da sua cabeça, impulsionando a peteca para o fundo da quadra adversária, descrevendo-se uma parábola.

O golpe também pode ser usado para o ataque quando o adversário se encontra em posição desfavorável esperando outro tipo de golpe, como um smash ou um drop-shot

Para tanto, o jogador deve acertar a peteca, quando esta estiver caindo, um pouco mais a frente da sua cabeça do que no clear defensivo, fazendo a peteca voar mais rápida e reta, indo direto para o espaço descoberto no fundo da quadra do adversário.

Para uma melhor performance, sigas estas dicas


Forehand Clear

 

1 - Use o corpo para ganhar mais força, combine o golpe com o movimento de virada da cintura 2 - Direcione o clear para o canto do backhand do seu adversário, pois a maioria dos jogadores tem dificuldades de executar os golpes de backahand; 3 - Execute com perfeição o movimento de virada do pulso, isto dará mais velocidade para a peteca. Backhand Clear


1 - Segure corretamente a raquete, colocando o dedão contra o grip da mesma, dando mais força no golpe; 2 - Coordene o golpe com o seu último passo, acerte a peteca enquanto o seu pé ainda estiver no ar, aproveitando o movimento do corpo no golpe. 3 - Corra, Vire, Acerte! Corra para a peteca, Vire-se (este golpe deve ser dado de costas para a rede), e acerte o golpe com força e precisão.


Golpes Altos de Forehand e Backhand (Forehand and Backhand Overhead Strokes) Clear / Drop-shot / Smash

 

O drop-shot é um golpe ofensivo, dando ao jogador bons resultados com pouco dispêndio de energia


Para enganar o oponente, faça a mesma movimentação usada no clear defensivo , acertando a peteca quando esta estiver exatamente em frete da sua cabeça, reduzindo a velocidade do braço num espaço pequeno antes de acertar a peteca (aprox. 30cm), forçando esta a uma tragetória descendente, devendo esta cair, invariavelmete, logo após a rede, dificultando o próxima jogada do adversário.

A velocidade do drop-shot pode variar dependendo do posicionamento na quadra. Um drop-shot rápido na rede é sempre difícil de se devolver.


Smash

O smash é o golpe mais ofensivo, e portanto, o mais importante do badminton. É o vencedor de rallies , o climax de vários golpes anteriores.

O sucesso do golpe depente de vários fatores como o ponto de impacto da peteca, a alture desta, o timing etc. Observar jogadores mais experientes é uma ótima prática para quem quer melhorar o desempenho.

Para acertar um smash, novamente prepare um clear defensivo. Se posicione mais atras da peteca, acertando o golpe quando ela estiver quase em frente do seu rosto (a altura da peteca varia de acordo com o posicionamento do atleta em quadra. Um smash aplicado no fundo da quadra deverá acertar a peteca numa ponto mais alto do que em outro ponto).

Desloque-se em direção a peteca, para aproveitar a força do movimento do corpo.

O golpe deverá ser forte, direcionado para baixo, devendo o jogador girar totalmente o pulso de modo que, no fim do movimento, a cabeça da raquete esteja totalmente voltada para baixo.

Evite saltar para acertar a peteca, pois pode-se errar o tempo da peteca. Não tenha pena do adversário, desferindo o golpe com precisão e força.

 

Golpes Laterais de Forehand e Backhand (Forehand and Backhand Side Arm Strokes) Drive / Lob / Net-shots / Push


Drive

O drive é um golpe ofensivo, mais usado nos jogos de dupla, desferido rapidamente, geralmente das laterais

Seu objetivo direcionar a peteca, rapidamente, na direção do jogador adversário ou num espaço descoberto pela dupla oponente.

O jogador se posiciona de lado para rede e, deixando peso no pé de apoio, prepara o golpe levando a raquete para tras, abrindo o braço, mantendo a raquete na altura do ombro

Ao golpear a peteca, o jogador movimenta a raquete em direção desta dobrando o braço para frente e girando o pulso simultaneamente, dando uma "chicotada" na peteca.

Ao mesmo tempo gire o corpo, terminando o movimento de frente para rede, deixando o peso fluir no golpe e no pé dianteiro.

 

Lob

Na verdade, o lob e um golpe desferido de baixo para cima usado para devolver a peteca quando esta cai bem abaixo da fita da rede e próxima a esta.

O seu objetivo e de colocar a peteca alta e profunda na quadra adversária, dando tempo para a recuperação do atleta. O lob, em outras palavras, é como um clear, golpeado de baixo para cima.

Este golpe e dado próximo a rede, assim, não acerte com força a peteca, mas "conduza" ela, com elegância, para o fundo da quadra adversária.

Lembre-se que, ao menos que você queira receber a peteca na cara enquanto recua, as virtudes aqui são: altura, profundidade e recuperação!


Net-shots

Estes são os golpes jogados próximo e muito próximo a rede.

Eles podem ser jogados de baixo para cima ou de cima para baixo.

O objetivo do golpe é devolver a peteca tão perto da rede que o adversário não terá condições de responder a jogada.

É muito importante recuperar o posicionamento da raquete, pois, geralmente a peteca será devolvida de forma rápida.


NÃO ESCORE A PETECA, GOLPEI ELA, CONTROLANDO A FORÇA E A VELOCIDADE DO GOLPE!


Push

Nos jogos de badminton, é normal acontecer da peteca ser "empurrada" de volta para a quadra adversária quando a resposta de um golpe acontece um pouco acima da rede. Como o push é jogado perto da rede, qualquer indecisão pode acarretar um erro.

Para o bem do dissimulação, este golpe e jogado com a mesma ação do drive, sendo que a peteca deve ser golpeada com menos força para que caia entre 

Anúncios
Saiba mais do Circuito Nacional de Badminton dos Surdos - Etapa Curitiba...
A cidade de Arapongas recebeu a II Etapa do Circuito Paranaense de Badminton
Realizada a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Badminton.
Momentos do 5º Mercosul Open Seniors de Badminton
Jogos da Juventude do Paraná 2014
Parabadminton da Atacar conquista 18 medalhas na Etapa Nacional de Badminton.