24/02/2009
E aí pessoal, faltam poucos dias para a abertura do Circuito Estadual de Badminton em Paranavaí!! Após a pausa das férias, será um momento em que novamente nos reuniremos para matar a saudades e disputarmos mais um sadio torneio.
Muitos atletas já estão se preparando para surpreender em Paranavaí. A cada campeonato que passa, a qualidade do badminton estadual tem aumentado, bem como o número de cidades com atletas participantes. Um excelente exemplo foi a participação de atletas de Toledo, Pato Branco, Apucarana e Assis Chateubriand em 2008.
Para alguns atletas, a primeira etapa será uma importante preparação para o Torneio Nacional que acontecerá em Curitiba, nos dias 21 e 22 de Março. Nesta oportunidade, os melhores jogadores do país estarão presentes e os paranaenses tentarão surpreendê-los em diferentes categorias, desde a Principal até Jovens.
Alguns atletas que aproveitarão o campeonato estadual como preparação para o nacional são os atletas Bruno, da Acenb-Palmas, e Ítalo Hauer, do Colégio Vicentina Mercês de Curitiba. São jovens atletas que disputarão as categorias A e B, respectivamente, e que tem grandes chances de, no Nacional, surpreender na categoria Jovens (Sub 15 e Sub 13).
Além das duas promessas, na categoria A o estreante e destaque do badminton paranaense em 2009, Gabriel Gândara, do Clube Curitibano, também pretende fazer do campeonato estadual uma importante preparação para o Nacional.
No feminino, a Cláudia Low (Colégio Vicentina Mercês) é a grande favorita da categoria A especial. Na última Etapa do Sulbrasileiro, em Porto Alegre, ela foi a grande campeã e promete surpreender as paulistas no Torneio Nacional. E para isso, a Etapa de Paranavaí será muito importante para a sua preparação.
Seguindo o caminho da Cláudia Low, Londrina tem duas promessas no feminino: as irmãs Raissa e Rubhia Ishioka, sendo que a Rubhia foi a grande revelação do badminton paranaense em 2009, na categoria feminino. Em 2007, a irmã Raissa recebeu o prêmio de Revelação da BFP. Pelo jeito, esta dupla em família promete.
Também teremos a presença do Pedro Chen, técnico da Badminton Federação Paranaense e único atleta masculino do sul do país na categoria A Especial, a categoria máxima no país. Além de disputar as categorias individual e dupla masculina em Paranavaí, Pedro Chen realizará uma mini clínica durante o campeonato. Nesta mini clínica, o professor-jogador esclarecerá dúvidas técnicas dos atletas, realizará atividades de movimentação em quadra, dentre outras atividades.
Na Etapa de Paranavaí já estará valendo o Sistema de Bônus BFP para os atletas que desejarem participar de torneios fora do Estado do Paraná, tais como os Regionais SulBrasileiro e os Nacionais que acontecerão em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Mais informações no banner abaixo.

E tem mais. Realizaremos o desafio Badminton Hole In One. Os atletas que conseguirem acertar o tubo de peteca (colocado na rede), a partir do saque, receberão um brinde. Somente uma tentativa! Portanto, treinem ou joguem com a sorte!
Além da busca por medalhas, teremos novamente a medalha de mérito “Fairplay”.
Enfim, mantenham ou aumentem o ritmo do treinamento e nos vemos em Paranavaí!
Antes tarde do que nunca: acabei de me reunir com o Rodrigo Wang, diretor administrativo da BFP na gestão anterior e figura carimbada do nosso badminton, pela qualidade dos campeonatos e capacitação dos nossos árbitros. Ele me trouxe caixas e mais caixas com materiais da BFP, documentos financeiros, etc, tudo organizado. Que responsabilidade a minha de manter a qualidade!! Parabéns Wang pela dedicação à BFP nesses últimos 3 anos. Agora ele poderá se dedicar mais à Badminton Mercês e à Confederação Brasileira de Badminton, além do trabalho dele no dia a dia.
Abraços a todos!
Emilio Hoffmann Gomes Neto
Badminton Federação Paranaense